ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

Férias escolares: como aproveitar sem estourar o orçamento

Ah, as férias escolares! A pausa de julho é um período muito aguardado pelos alunos. Já para os pais, dependendo da situação, conseguir entreter as crianças sem comprometer o orçamento pode ser um grande desafio.

Se este for o seu caso, temos uma boa notícia: com um pouco de criatividade e planejamento, é possível aproveitar ao máximo esse período e evitar surpresas desagradáveis na conta bancária. Confira aqui as nossas dicas:

1 – Planejamento financeiro é a chave

Antes de qualquer coisa, é fundamental definir um orçamento para as férias, ou seja, o valor máximo para ser gasto no período. Coloque tudo no papel (ou em uma planilha), levando em conta as despesas, como atividades, alimentação e viagens. Defina também uma quantia para gastos extras.

Fazer isso ajuda a direcionar suas escolhas, uma vez que, a partir do momento em que você souber quanto terá para gastar, ficará mais fácil tomar decisões. Além disso, evitará um susto quando for olhar o extrato bancário.

Aproveite e leia: Planejamento financeiro: como montar o seu

2 – Faça uma lista de atividades

Agora que você já tem uma noção do quanto poderá gastar, vem a hora de planejar as atividades que fará com as crianças. Uma dica valiosa é envolvê-las se possível, mas sempre deixando bem claro o valor disponível para as férias. Isso não só ensina sobre responsabilidade financeira desde cedo, como também aumenta a diversão durante o planejamento.

Ao listar as atividades, proponha um calendário para deixar mais bem organizado o que será feito em cada dia.

3 – Use a criatividade (e gaste pouco)

As férias escolares não precisam ser sinônimo de gastos excessivos. Pelo contrário, com criatividade é possível ter diversão gastando pouco. Por exemplo, por que não tirar uma tarde e ir ao parque fazer piquenique, jogar bola ou simplesmente aproveitar para mudar de ares?

Outra sugestão é verificar se a sua cidade oferece eventos gratuitos. Em muitos casos, livrarias e bibliotecas costumam organizar atividades de leituras, como contações de histórias.

O céu é o limite para a criatividade e você também pode organizar um cinema em casa com pipoca e salgadinhos, ateliês de pinturas com as crianças, tarde de jogos de tabuleiro, um dia de culinária com receitas simples e por aí vai.

4 - Compartilhamento de atividades com outras famílias

Organizar atividades com outras famílias é uma maneira de dividir os custos e aumentar a diversão. Converse com familiares e amigos e veja se é possível planejar atividades em conjunto.

Um exemplo é combinar um piquenique em que cada um leva alguma comida ou bebida. Outro é compartilhar o transporte para ir ao cinema, shopping, evento, ponto turístico ou qualquer outro local.

Se for o caso, vocês podem se revezar nas atividades, sendo que em uma tarde uma pessoa fica responsável pela diversão e na seguinte, outra. Isso não somente ajuda a economizar, como também dá um período de descanso para quem está de folga.

5 – Organize atividades para a educação financeira das crianças

Quer unir o útil ao agradável, gastando menos e ainda educando seus filhos no período de férias? Então, aproveite para ensinar a eles sobre educação financeira.

Tudo vai depender da idade deles, mas é possível organizar em casa uma loja com produtos que você já tem disponível. Basta colocar preços fictícios, distribuir dinheiro às crianças (que pode ser dinheiro de mentira) e dizer para elas comprarem o que quiserem, mas respeitando o orçamento.

Para que elas consigam ganhar mais dinheiro, proponha alguns desafios. Assim que elas forem cumprindo-os, recebem a quantia determinada como pagamento. Isso ajuda a ensinar duas coisas. A primeira, que o dinheiro é a recompensa por um esforço feito. A segunda, que ele é finito, isto é, que é preciso se planejar para conseguir tudo o que deseja.

Para mais ideias, leia também: 6 dicas para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro.

Gostou dessas dicas? Esperamos que agora você faça a sua lição de casa e esteja pronto para aproveitar as férias escolares dos seus filhos sem estourar o orçamento. Para mais conteúdos como este, explore esta seção De Olho no Futuro.