O melhor está por vir!

Criada em 1980 com o objetivo de desenvolver e administrar planos de complementação de renda para os colaboradores de suas patrocinadoras, a São Bernardo é uma entidade de previdência privada e, como tal, é caracterizada como uma sociedade civil sem fins lucrativos. Desta forma, possui um estatuto, um regulamento e um código de ética a fim de reforçar seu compromisso com a transparência e preservar a credibilidade conquistada durante todos estes anos de atuação.

Ao se tornar um(a) participante, você estará presenteando seu futuro com os frutos do seu trabalho e garantindo sua segurança, estabilidade e seu bem-estar. Estes benefícios são oferecidos pela São Bernardo de forma prática e transparente. Neste site, você encontrará todas as informações necessárias para construir um futuro melhor para você e sua família.

Se você já é um(a) participante, agradecemos a sua confiança.

Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você no

Portal do Participante.

Se ainda não é, saiba mais na página

Por que e Como aderir?
  • como funciona a São Bernardo

    faq

    Para melhor entender a São Bernardo, é muito importante que você leia com atenção o nosso estatuto e nosso regulamento. Contudo, você encontrará aqui diversas informações que irão esclarecer como a São Bernardo e suas patrocinadoras garantirão um futuro mais próspero e confortável para você e seus entes queridos.

    Primeiro, você se torna um(a) participante e passa a investir mensalmente um percentual do seu salário aplicável (este percentual pode variar dependendo da sua remuneração), nós chamamos este valor de contribuição básica. Com base nesta contribuição, a patrocinadora pela qual você trabalha faz um complemento correspondente a 150% do valor investido por você, esta contrapartida é o que chamamos de contribuição ordinária. Portanto, se você tiver contribuído com R$ 100,00, por exemplo, a empresa irá contribuir com R$ 150,00. Totalizando um investimento de R$ 250,00 na sua conta de participante.

    Básica

    Esta é a contribuição feita por

    você assim que se torna um(a) participante.

    Se você recebe um salário aplicável de ATÉ

    15 USB (R$6.910,05)

    Você investirá 2% do seu salário aplicável mensalmente

    Caso você receba ACIMA DE

    15 USB (R$6.910,05)

    Poderá escolher investir um percentual entre 2% e 7%

    Ordinária

    Para cada contribuição básica,
    a patrocinadora contribui com

    150%

    Do valor investido por você.

    Ordinária

    Imaginemos que você contribua
    mensalmente com

    R$ 100

    Neste caso, a patrocinadora investirá R$150,00.

    Estas contribuições mensais vão sendo aplicadas no mercado financeiro de acordo com um Perfil de Investimentos escolhido por você. Estes perfis podem ser mais conservadores, rendendo de forma mais segura e previsível, ou mais voláteis, incluindo um percentual variável de investimentos em ações.

    Vale ressaltar que estas aplicações são feitas em bancos de primeira linha e todo o processo é submetido a regras rígidas que tem por objetivo a proteção máxima do capital dos participantes. A exemplo disso, quando um banco apresenta uma performance notadamente inferior à média dos demais bancos ele é prontamente substituído. Vale ressaltar também que toda a estrutura, a diretoria, os conselhos e o comitê de investimentos da São Bernardo, trabalham com o objetivo de fazer seu dinheiro render o máximo possível e da forma mais segura.

    USB

    USB significa Unidade São Bernardo, à qual foi atribuído o valor de R$ 112,00 na data da Conversão do Plano de BD para CD, ocorrida em 1º de maio de 1997, e que serve para estabelecer alguns limites operacionais.
    O valor das USB é reajustado anualmente, em agosto, de acordo com a média ponderada do último reajuste salarial concedido em caráter geral pelas Patrocinadoras Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. e Saint-Gobain Canalização.
    O valor atual de uma USB, em vigor a partir de agosto de 2018, é de R$ 460,67.

    Ao longo do tempo, a sua participação no Plano São Bernardo pode ter várias formas. Veja:

    • Participante Ativo(a): colaborador(a) de uma patrocinadora que está regularmente inscrito no plano São Bernardo. O(a) participante que suspende suas contribuições temporariamente é chamado de Participante Ativo com contribuição suspensa.
    • Participante Vinculado: colaborador(a) que deixa de pertencer aos quadros de uma empresa Patrocinadora antes de ter direito à aposentadoria e quer que seu saldo continue no fundo e rendendo até se aposentar, sem fazer novas contribuições.
      A esta condição se dá o nome de Benefício Proporcional Diferido, também conhecida por Vesting.
    • Participante Autopatrocinado: participante que se desliga da empresa Patrocinadora deixando de ser Participante Ativo(a) e quer permanecer no Plano, continuando a fazer contribuições mensais até ter direito de se aposentar.
    • Participante Assistido: participantes que estão, atualmente, recebendo um benefício mensal.
    • Ex-Participante: é aquele se enquadra numa destas quatro situações:
      • encerra sua ligação com a São Bernardo recebendo um benefício de pagamento único;
      • solicita cancelamento ou tem sua inscrição no Plano SB cancelada nos termos do Regulamento;
      • deixa de ser empregado de uma Patrocinadora do SB optando por um dos institutos Resgate ou Portabilidade.
      • já recebeu o último pagamento do benefício a que tinha direito.

    Seu perfil de participante pode interferir em algumas questões, como a de recolhimento de imposto de renda. Veja na página Tributação.

  • Estrutura

    faq

    A São Bernardo é administrada por um Conselho Deliberativo e uma Diretoria-Executiva e controlada por um Conselho Fiscal, operando com a seguinte estrutura:

    Conselho Deliberativo

    Responsável pela deliberação, orientação administrativa e controle da execução.

    Diretoria-Executiva

    Executa as atividades administrativas deliberadas pelo Conselho Deliberativo. Estas se dividem em dois tipos: atividades internas e externas, estas, por sua vez, atuam da seguinte forma:

    Atividades Internas, de execução direta da Diretoria-Executiva

    Aspectos estratégicos

    Estudos e recomendações ao Conselho Deliberativo de aspectos estratégicos como política de investimentos, ampliação dos benefícios aos Participantes, eliminação de penalidades regulamentares etc.

    Aplicação dos recursos

    Avaliação da forma de alocação segundo os tipos de ativos oferecidos pelo mercado financeiro.

    Rentabilidade

    Análise do risco e do retorno das aplicações de recursos.

    Legislação

    Acompanhamento da evolução da legislação pertinente às entidades de previdência privada e sua adequada aplicação.

    Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc

    Acompanhamento das orientações, recomendações e exigências da Previc e sua execução adequada.

    Patrocinadoras

    Contato e orientação permanentes

    Participantes

    Contato e orientação permanentes

    Atividades Externas, executadas por terceiros sob contratação, orientação e controle da Diretoria-Executiva.

    Auditores independentes

    Auditorias de balanço, de investimentos e de benefícios

    Advogados

    Buscando apoio legal e fiscal

    Atuários

    Na interface com a PREVIC; nas adequações necessárias do Estatuto e do Regulamento; nos cálculos atuariais etc.

    Empresas de análise de risco

    Análise e acompanhamento dos trabalhos de análise de risco e retorno das aplicações de recursos

    Questionamentos dos Participantes

    Atendimento personalizado

    Administrador externo da contabilidade

    Orientação e acompanhamento permanentes

    Administrador externo dos saldos dos Participantes

    Controle constante da apuração do valor da Quota, das contas individuais dos Participantes e de seus extratos de contas
    Administrador externo dos pagamentos de benefícios: controle constante sobre os pagamentos efetuados

    Administradores dos recursos financeiros

    Definições e acompanhamento dos serviços executados pelos bancos que administram os recursos formadores do patrimônio da São Bernardo e, consequentemente, dos Participantes.

    Conselho Fiscal

    Responsável pela fiscalização da Entidade, cabendo-lhe, principalmente, zelar por sua gestão econômico-financeira por meio do exame de demonstrações financeiras, livros e documentos, bem como das contas e demais aspectos econômico-financeiros. O Conselho Fiscal deve se manifestar semestralmente sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, em especial sobre a rentabilidade, custos e controle de riscos.

  • Diretores e conselheiros

    faq

    diretoria executiva

    Diretor-Superintendente

    Advogado, Diretor da São Bernardo desde julho de 2005, tendo, anteriormente, ocupado o cargo de Presidente do Conselho Fiscal no período de um ano. Ocupou o cargo de Diretor Jurídico da Delegação Geral Brasil, Argentina e Chile de janeiro de 2000 a abril de 2016. Trabalhou em empresas Saint-Gobain no Brasil desde 1979. A partir de julho de 2017 passou a ocupar o cargo de Diretor Superintendente.

    diretores

    Contabilista, administrador de empresas e MBA em Controle e Finanças, Diretor da São Bernardo desde julho de 2005. Ocupa, desde setembro de 2013, o cargo de Diretor Adjunto Financeiro da Delegação Geral Brasil e Argentina. De setembro de 2008 a agosto de 2013, atuou como Gerente do Centro de Serviços Compartilhados de Finanças para o Grupo Saint-Gobain no Brasil. Tem trabalhado em empresas Saint-Gobain no Brasil desde 1992. Em janeiro de 2017 passou a ser o Administrador Tecnicamente Qualificado, responsável pela gestão, alocação, supervisão e acompanhamento dos recursos da Entidade.

    Contador, pós-graduado em Administração Financeira e Contábil pela FAAP, Presidente do Conselho Fiscal da São Bernardo desde julho de 2010. Ocupou, de 2009 a julho de 2013, o cargo de Gerente de Auditoria Interna da Delegação Geral Brasil, Argentina e Chile. No período de agosto de 2013 a fevereiro de 2015, ocupou o Cargo de Gerente Administrativo Financeiro na Abrasivos, uma Divisão da Saint Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. Tendo trabalhado em diversas empresas multinacionais na Área Financeira desde 1989 e na Saint-Gobain desde 2006. Desde março de 2015 ocupa o cargo de Diretor do CSC Finanças na Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. Na São Bernardo, a partir de julho de 2017, passou a integrar a Diretoria-Executiva, deixando a presidência do Conselho Fiscal.

    conselho fiscal

    A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar disponibiliza um Guia Prático para Conselheiros Fiscais com o objetivo de orientar, principalmente, os novos conselheiros fiscais, sobre a melhor forma de atuação e conscientizá-los da importância da integração dos órgãos estatutários na Governança. Clique aqui para ler o documento na íntegra.

    Conselheiro Presidente

    Contador com especialização em Análise Avançada de Demonstrações Financeiras. Atua na área administrativa e financeira há 37 anos, dos quais 14 em Contabilidade e Auditoria e 23 em Administração Financeira. Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 1991, na Auditoria Interna da Cia. Vidraria Santa Marina, atuando, na sequência, como Gerente Adm. e Financeiro na EterBras-Tec (fibrocimento), entre 1993 e 1997, Controller na SG Weber entre 1998 e 2000 e Diretor Financeiro na Telhanorte entre 2001 e 2012. Desde Janeiro de 2013, é o Diretor Financeiro para as atividades de Vidro Plano (Saint-Gobain e Cebrace). Em julho de 2017 ingressou na São Bernardo como Presidente do Conselho Fiscal.

    Conselheira Representante dos Participantes Ativos e Assistidos

    Advogada, com formação em Direito, Ciências Contábeis e Comunicação. Ocupou de janeiro de 2014 a julho de 2016, o cargo de Assessora Jurídica na Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. Trabalhou em empresas Saint-Gobain desde 1976, período em que ocupou os cargos de Supervisora de Planejamento Tributário e Chefe do mesmo setor. Desde julho de 2015 ocupa o cargo de Conselheira na São Bernardo.

    Conselheiro

    Engenheiro, pós-graduação CFM - Certificate in Financial Management e MBA Executivo. Ocupou o cargo de Gerente de Auditoria na Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda., delegação geral para Brasil, Argentina e Chile, no período de agosto de 2013 a outubro de 2015. Anteriormente, ocupou a Coordenação da área de Controladoria e de Tesouraria. Tem trabalhado em empresas do Grupo Saint-Gobain desde 2007. A partir de novembro de 2015, passou a ocupar o cargo de Gerente Administrativo Financeiro na Divisão Cerâmicas e Plásticos. Na São Bernardo, tornou-se membro do Conselho Fiscal em julho de 2015.

    conselho deliberativo

    Conselheiro Presidente

    Administrador de empresas, atua como Diretor Financeiro da Delegação Geral Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile desde 2006. Entrou no Grupo Saint-Gobain há cerca de 28 anos onde trabalhou em várias empresas, sempre na área Financeira. Nos anos de 2004 e 2005 atuou como Controller Financeiro na matriz do Grupo na França. Assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo da São Bernardo em 2 de janeiro de 2014.

    Conselheiro Representante dos Participantes Ativos e Assistidos

    Engenheiro de produção formado em 1987 pela Universidade de Sao Paulo (Poli-USP). Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 1989 na sua área Corporativa, tendo assim, adquirido 8 anos de experiência na área Financeira, Administrativa, Contábil e Auditoria. Ocupou por 5 anos o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Divisão Materiais Cerâmicos e 2 anos o cargo de gerente de Informática da Saint-Gobain do Brasil. No período de janeiro de 2013 a março de 2016, ocupou o cargo de Diretor Financeiro da Telhanorte. Em abril de 2016, tornou-se Diretor Financeiro na divisão Abrasivos. Ocupa o cargo de Conselheiro na São Bernardo, desde julho de 2015.

    Conselheiro

    Engenheiro civil e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Conselheiro da São Bernardo desde 1997. Tem trabalhado em empresas Saint-Gobain no Brasil desde junho de 1969, tendo se tornado Participante Assistido da São Bernardo em fevereiro de 2006. 

  • comitê de investimentos

    faq

    Com a função de assessorar a diretoria executiva em suas responsabilidades de aplicações dos recursos da São Bernardo, o Comitê de Investimentos está sujeito ao Regimento Interno.

    Este comitê é formado por:

    Presidente

    Contabilista, administrador de empresas e MBA em Controle e Finanças, Diretor da São Bernardo desde julho de 2005. Ocupa, desde setembro de 2013, o cargo de Diretor Adjunto Financeiro da Delegação Geral Brasil e Argentina. De setembro de 2008 a agosto de 2013, atuou como Gerente do Centro de Serviços Compartilhados de Finanças para o Grupo Saint-Gobain no Brasil. Tem trabalhado em empresas Saint-Gobain no Brasil desde 1992. Em janeiro de 2017 passou a ser o Administrador Tecnicamente Qualificado, responsável pela gestão, alocação, supervisão e acompanhamento dos recursos da Entidade.

    Contador formado em 1992 pela Faculdade Metropolitana Unida, pós-graduado em controladoria e MBA em Gestão Empresarial. Ingressou no Grupo Saint-Gobain em junho de 1998 na área corporativa setor de controladoria. Após 12 anos trabalhando na área financeira e administrativa de unidades industriais, ocupou a vaga de Gerente Administrativo Financeiro na Placo do Brasil por 2 anos, 4 anos no cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Divisão Materiais Cerâmicos e atualmente ocupa o cargo de Gerente Administrativo da Placo do Brasil.

    Contadora e MBA em Controladoria Estratégica pela PUC, atua como Controller Financeiro da Saint-Gobain para Brasil, Argentina e Chile. Entrou no Grupo há cerca de 6 anos, trabalhando sempre na área de finanças.

    Engenheiro mecânico, iniciou no Grupo Saint-Gobain em 1979. Trabalhou na Delegação Geral do Grupo por 19 anos ocupando-se de Assuntos Corporativos. Diretor da Saint-Gobain Vidros e da Saint-Gobain Assessoria e Administração Ltda., é também Administrador do Centro de Serviços Compartilhados Jurídicos do Grupo Saint-Gobain. Foi Diretor Superintendente e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado, responsável pela gestão, alocação, supervisão e acompanhamento dos recursos da São Bernardo.

    Administrador de empresas com pós-graduação em Finanças pelo Insper. Experiência de nove anos na área financeira, atuando em tesouraria, controladoria e planejamento em empresas multinacionais de grande porte. Ingressou no grupo Saint-Gobain em 2013 e atualmente ocupa o cargo de Gerente Financeiro da Divisão Weber.

nossas patrocinadoras

  • Saint Gobain
  • PAM
  • PLACO
  • Jundu
  • Cebrace
  • Verallia
Voltar ao Topo