Como são feitos os investimentos pela São Bernardo?

Os investimentos são realizados obedecendo uma Política de Investimentos, que é revisada e aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo da São Bernardo.

A Política de Investimentos contém as premissas, limites e demais características dos investimentos que compõe cada Perfil de Investimento, o qual é escolhido por você no momento da adesão e que também pode ser alterado a partir do terceiro mês decorrido de sua última alteração.

Clique nos perfis abaixo para ver os detalhes de cada um e, então, escolher aquele que melhor se adequa às suas expectativas e necessidades.

IMPORTANTE:

Neste tópico, você encontrará alguns termos específicos do mercado financeiro. Caso não esteja habituado, recomendamos a leitura prévia do tópico Tipos de Investimentosb_acts, disponível na página de Educação Financeira, assim você terá uma visão mais ampla sobre o assunto, que facilitará o entendimento dos perfis.

Mais conservadormais arrojado

Perfil São Bernardo

Este é o perfil mais conservador dentre os 4 perfis oferecidos. Isso acontece porque entre 90% e 100% do saldo de sua conta é aplicado em títulos de renda fixa, de 0% a 5% podem ser aplicados em Investimentos Estruturados e até 5% em operações com participantes, logo não há aplicações em ações.

Como essas aplicações refletem as variações diárias das taxas de juros, elas se caracterizam pela volatilidade mínima. Portanto, é mínimo o risco de este perfil apresentar uma rentabilidade mensal negativa, como pode acontecer, ocasionalmente, com os demais perfis de investimentos.

aplicações

Renda Fixa Entre 90% e 100%
Títulos Públicos Máximo de 80%
Títulos Privados Máximo de 50%
Investimentos Estruturados Até 5%
Operações com
Participantes
Até 5%

benchmark

IMA-S + 1% a.a.
Importante

A São Bernardo modula as aplicações do saldo dos participantes com base em três indicadores: o IMA-S, o IPCA e o Ibovespa. Para cada Perfil de Investimento existe uma composição destes índices a fim de determinar o rendimento esperado, é o que chamamos de benchmark.

O IMA-S e o IPCA são indicadores de Renda Fixa conservadores e com menor volatilidade. A utilização do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) como um dos indicadores visa indexar parte dos investimentos à inflação, e aproveitar oportunidades de ganhos acima daqueles obtidos com Renda Fixa quando há expectativa de aumento dos preços.

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. O índice é composto pelas ações que correspondem a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de ações negociadas na bolsa (B3). Devido a esta característica, este índice está sujeito a maior volatilidade em comparação às outras modalidades de investimentos, podendo gerar perdas relevantes no curto prazo. É um dos indicadores que compõem os benchmarks dos Perfis SB 20 e SB 40.

Nosso objetivo é que o investimento sempre tenha um rendimento próximo ou superior ao benchmark estabelecido para cada Perfil de Investimento. Se isso acontece, significa que o capital está rendendo de maneira adequada com as condições do mercado. De forma resumida, o benchmark é a nossa referência.

Caso ainda tenha dúvidas sobre os Perfis de Investimento, você pode ler sobre o assunto de forma diferenciada em nossa cartilha ou assistindo ao vídeo Perfis de Investimento na TV São Bernardo.

Já aderi, mas quero mudar de perfil. Posso?

Sim, depois de tornar-se participante da São Bernardo, você pode alterar o perfil a qualquer momento em nosso site e no APP da São Bernardo, respeitando uma carência de 3 meses entre uma alteração e outra.

A solicitação de mudança de perfil é feita de forma bem simples, mais detalhes estão disponíveis na página Alteração de Perfil.

Voltar ao Topo