A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

 

| Recebimento dos Benefícios | Aposentadoria |
Incapacidade | Morte |

Morte

O benefício por Morte será concedido desta forma:

1 - aos Beneficiários do Participante Ativo

No caso de morte natural, se o Participante ainda não tiver um ano de trabalho na Patrocinadora, seus familiares receberão

- única e exclusivamente o saldo das contribuições feitas pelo Participante, acrescidas dos rendimentos auferidos.

Agora, se ele sofrer um acidente de trabalho, a qualquer tempo, ou se já tiver trabalhado mais de um ano na Patrocinadora, seus beneficiários receberão como segue:

Beneficiários Naturais - O cálculo deste benefício para esse grupo tem uma particularidade. Ele considera

- o saldo da Conta Total do Participante na data do falecimento;

- mais o valor projetado das contribuições que a Patrocinadora faria até que o Participante completasse 60 anos de idade.

Note que, se os dados da composição familiar constante dos arquivos da Entidade, conforme cadastro preenchido pelo Participante, não corresponderem aos dados da Carta de Concessão da Pensão por Morte emitida pela Previdência Social, a Administração da São Bernardo poderá reter o pagamento do Benefício por Morte até o completo esclarecimento da situação. 

Beneficiários Indicados – Se não houver nenhum Beneficiário Natural, os Beneficiários Indicados receberão:

- o saldo da Conta Total do Participante na data do falecimento.

Esse pagamento é feito de forma proporcional aos Beneficiários Indicados, exceto se o Participante houver determinado algo diferente em seu cadastro.

Herdeiros – Se não houver nem Beneficiário Natural nem Beneficiário Indicado, os Herdeiros receberão:

- o saldo da Conta Total do Participante na data do falecimento.

Herdeiros são as pessoas reconhecidas judicialmente como tais, e seguem a ordem de preferência estabelecida no Código Civil.

2 – aos Beneficiários do Participante Assistido (ou seja, aquele já aposentado)

Seus beneficiários recebem:

- o saldo da Conta Total do Participante na data do falecimento.

O pagamento é feito diretamente aos

Beneficiários Naturais – na ausência destes, o pagamento é feito aos

Beneficiários Indicados - havendo mais de um Beneficiário Indicado, o pagamento será rateado em partes iguais entre eles - ou conforme o Participante haja previamente indicado em seu cadastro. Na ausência destes, o pagamento é feito aos

Herdeiros - herdeiros, são as pessoas reconhecidas judicialmente como tais, e seguem a ordem de preferência estabelecida no Código Civil.

Atenção: no cálculo do Benefício por Morte é adicionado um montante equivalente às contribuições que a patrocinadora faria até os 60 (sessenta) anos de idade do participante. Essa parcela é chamada de Saldo de Conta Projetada. Só terá direito a ela, o participante que estiver fazendo contribuições pessoais no momento da morte. Entretanto, se não estiver fazendo contribuições pessoais pelo fato de estar afastado por auxílio-doença, o participante terá direito ao Saldo da Conta Projetada.

Veja a página Recebimento dos Benefícios / Morte.

 

Nesta página você tem apenas as principais informações. Para uma informação mais completa veja no Regulamento também itens 2.4 - 5.3.1 - 8.4.1 - 8.4.2 - 8.5.3 - 9.1.1.1.f