A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

 

| A Hora de Parar | Como Funciona | Participação |

Como Funciona

Contribuições A São Bernardo tem um capital, formado pelas contribuições dos Participantes e das Patrocinadoras, que é aplicado em títulos de renda fixa e em títulos de renda variável (veja os itens Aplicações em renda fixa e Aplicações em renda variável, no capítulo Perfil de Investimentos).

Esse capital aplicado é chamado de fundo. O fundo é dividido em quotas. O valor de uma quota é atualizado no último dia de cada mês, conforme o que rendeu a aplicação.  Assim, quando você contribui para o Plano, você contribui em quotas – você está comprando um certo número de quotas, conforme o que elas estão valendo naquele mês. E quando você vai receber um benefício, você recebe o valor do dia em reais de um certo número de quotas.

Optando por participar do Plano, todo empregado de uma empresa Patrocinadora tem todo mês uma Contribuição Geral feita pela empresa para uma conta individual em nome do Participante.

De seu lado, o Participante pode contribuir mensalmente para a sua conta individual, através da chamada Contribuição Básica. Se ele contribuir, a Patrocinadora fará uma Contribuição Adicional, do mesmo valor.

Nessas condições, a contribuição feita mensalmente para conta individual do Participante será composta de três partes:

a - uma Contribuição Geral (da Patrocinadora);
b - uma Contribuição Básica (do Participante);
c - uma Contribuição Adicional (da Patrocinadora).

Entretanto, se estiver fazendo uma Contribuição Básica, o Participante pode fazer também uma Contribuição Voluntária e uma Contribuição Voluntária Esporádica – são contribuições complementares àquela que ele já faz, melhorando, assim, o seu benefício futuro - veja detalhes na página Contribuição.

É importante notar que só a Contribuição Básica gera uma contribuição correspondente da Patrocinadora. A Contribuição Voluntária e a Contribuição Voluntária Esporádica não geram essa contribuição correspondente da Patrocinadora.

Consideradas, então, estas contribuições Voluntárias, a contribuição mensal para a conta individual do Participante passa a ter cinco componentes:

a - uma Contribuição Geral (da Patrocinadora);
b - uma Contribuição Básica (do Participante);
c - uma Contribuição Adicional (da Patrocinadora);
d - uma Contribuição Voluntária (do Participante);
e - uma Contribuição Voluntária Esporádica (do Participante).

Benefícios Aos 55 anos de idade você já ganha o direito de se aposentar, desde que tenha acumulado pelo menos três anos de participação no Plano.

Esse é o principal objetivo do Plano, mas você tem também outros benefícios além da Aposentadoria, para usar quando for o caso: o Benefício Proporcional Diferido (também chamado Vesting), o Autopatrocínio, o Resgate, o benefício por Incapacidade, o benefício por Desligamento, o benefício da Portabilidade e o benefício por Morte (conheça melhor todos eles na página Benefícios/Extrato).

Clique aqui para um resumo desta página.

 

 

Nesta página você tem apenas as principais informações. Para uma informação mais completa veja no Regulamento também itens 2.8 - 2.9 - 2.10 - 3.1 - cap. VII