ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

Como são feitos os investimentos pela São Bernardo?

Os investimentos são realizados obedecendo uma Política de Investimentos, que é revisada e aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo da São Bernardo.

A Política de Investimentos contém as premissas, limites e demais características dos investimentos que compõe cada perfil de investimento, o qual é escolhido por você no momento da adesão e que também pode ser alterado a partir do terceiro mês decorrido de sua última alteração.

Clique nos perfis abaixo para ver os detalhes de cada um e, então, escolher aquele que melhor se adequa às suas expectativas e necessidades. Ou então, assista a este vídeo que preparamos especialmente para você!

IMPORTANTE:

Neste tópico, você encontrará alguns termos específicos do mercado financeiro. Caso não esteja habituado, recomendamos a leitura prévia do tópico Tipos de Investimentos, assim você terá uma visão mais ampla sobre o assunto, que facilitará o entendimento dos perfis.

Mais conservador INFO

PERFIL SB CICLO DE VIDA

Este perfil reúne os cinco perfis de investimentos do plano estrategicamente alinhados às fases de vida do participante aqui classificadas em: juventude como a fase de acumular patrimônio, a meia-idade, fase de mantê-lo, e a terceira idade como a fase de desfrutar do patrimônio acumulado.

Para uma transição gradativa do nível de risco dos investimentos entre essas fases de vida, cinco faixas etárias foram cuidadosamente delimitadas e associadas a cada um dos cinco perfis de investimentos, tendo como premissa atribuir aos mais jovens os perfis mais arrojados, pois o horizonte de investimentos até a aposentadoria é mais longo. E à medida em que o participante vai se aproximando da fase de desfrutar do patrimônio: a aposentadoria, o Perfil SB Ciclo de Vida irá gradativamente reduzir o risco e a volatilidade da carteira de investimentos por meio da mudança automática para os perfis mais conservadores, protegendo assim o patrimônio acumulado ao longo dos anos.

grafico

 

As alterações automáticas ocorrerão somente para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e seguirão a tabela de correspondência entre as faixas etárias e os perfis de investimentos abaixo para fins de rentabilidade da reserva financeira desses participantes.

tabela

 

As alocações dos investimentos e os benchmarks seguem os mesmos parâmetros definidos para cada um dos cinco perfis de investimentos que compõe o Perfil SB Ciclo de Vida.

Importante

A São Bernardo modula as aplicações do saldo dos participantes com base em quatro indicadores: o IMA-S, o IPCA, o Ibovespa e o S&P500. Para cada perfil de investimento existe uma composição destes índices a fim de determinar o rendimento esperado, é o que chamamos de benchmark.

O IMA-S e o IPCA são indicadores de renda fixa conservadores e com menor volatilidade. A utilização do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) como um dos indicadores visa indexar parte dos investimentos à inflação, e aproveitar oportunidades de ganhos acima daqueles obtidos com renda fixa quando há expectativa de aumento dos preços.

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. O índice é composto pelas ações que correspondem a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de ações negociadas na bolsa (B3).

O S&P500 é um dos principais índices do mercado de ações da bolsa de valores dos Estados Unidos pois mede o desempenho das 500 maiores empresas americanas de capital aberto. Por representar uma estratégia de investimentos no exterior, além das oscilações normais no preço das ações, também é influenciado pelas variações cambiais.

Devido a essas características, estes dois índices estão sujeitos a maior volatilidade em comparação às outras modalidades de investimentos, podendo gerar perdas relevantes no curto prazo. Estão presentes nos benchmarks dos Perfis SB10 Moderado Conservador, SB20 Moderado e SB40 Agressivo.

Nosso objetivo é que o investimento sempre tenha um rendimento próximo ou superior ao benchmark estabelecido anualmente para cada perfil de investimento. Se isso acontece, significa que o capital está rendendo de maneira adequada com as condições do mercado. De forma resumida, o benchmark é a nossa referência.