A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

| Tipos de Investimento | Benchmark | Opções pelos Perfis

PERFIS DE INVESTIMENTOS

 

 

Começando em 1º de maio de 2015, a São Bernardo passa a oferecer aos Participantes Ativos, Autopatrocinados, BPDs e Assistidos do Plano, quatro opções de Perfis de Investimentos:


• Perfil São Bernardo
• Perfil SB Zero
• Perfil SB 20
• Perfil SB 40


Os Participantes Ativos que contribuem ou que já contribuíram para o Plano poderão escolher em qual perfil o saldo total da sua conta deverá ser alocado. Da mesma forma os BPDs que tenham contribuído para o Plano na época em que eram Participantes Ativos, os Autopatrocinados e os Assistidos também poderão escolher o perfil no qual os saldos de suas contas deverão ser alocados.

 

Atenção: todos os Assistidos, mesmo os que nunca contribuíram para o Plano, poderão escolher livremente o perfil de sua preferência.


Os Participantes Ativos e BPDs que nunca contribuíram para o Plano não podem escolher o perfil de sua preferência. Os saldos de suas contas serão alocados automaticamente no Perfil São Bernardo, que é o perfil básico.


Da mesma forma, os Participantes Ativos que passarem a contribuir, os BPDs com contribuição de Participante, os Autopatrocinados e Assistidos que não fizerem opção por algum perfil, mesmo tendo direito a optar, serão alocados no Perfil São Bernardo.


Perfil São Bernardo – Este é o perfil mais conservador, substituindo o SB Pós em 1º de maio de 2015. Se você escolher este perfil, a São Bernardo irá aplicar 100% do saldo de sua Conta em títulos de renda fixa. Não haverá aplicação em ações.

 

Além de a renda fixa ser o tipo de aplicação de menor risco, os saldos são aplicados apenas em títulos pós-fixados, que são aqueles atrelados à taxa Selic (taxa de remuneração dos Títulos Públicos) ou atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

 

Estas aplicações refletem as variações diárias das taxas de juros e possuem volatilidade mínima. Com isso, é também mínima a probabilidade de esse perfil apresentar uma rentabilidade mensal negativa, como pode ocorrer ocasionalmente com os demais perfis de investimentos.


Perfil SB Zero – Também neste perfil, 100% das aplicações são feitas em renda fixa. Porém, em tipos de títulos que apresentam maior potencial de rentabilidade, mas também maior nível de risco que os títulos aplicados pelo Perfil São Bernardo.

 

Portanto, mesmo sem aplicar em ações, o SB Zero é um pouco menos conservador que o Perfil São Bernardo podendo sofrer maior volatilidade de rentabilidade.


Perfil SB 20 – O objetivo deste Perfil é aplicar 20% em ações (que são títulos de renda variável) e os restantes 80% em renda fixa.

 

Note que 20% é o objetivo. Ele pode variar, refletindo a própria oscilação no valor das ações na Bolsa de Valores, mas o total aplicado em ações nunca será menos que 15% nem mais do que 25% (consequentemente, o total aplicado em renda fixa vai variar entre 85% e 75%).

 

A parcela destinada às aplicações em ações poderá incluir investimentos no exterior em montantes até 5% dos investimentos totais do perfil.


Perfil SB 40 – O objetivo deste Perfil é aplicar 40% em ações e os restantes 60% em renda fixa. Aqui, também, 40% é o objetivo, mas o total aplicado em ações pode oscilar entre 32% e 48% (consequentemente, o total aplicado em renda fixa vai variar entre 68% e 52%).

 

Neste perfil, a parcela destinada às aplicações em ações poderá incluir investimentos no exterior em montantes até 10% dos investimentos totais do perfil.
 

Veja em síntese, a composição de investimentos e dos benchmarks de rentabilidade dos quatro perfis:

 

PERFIL

APLICAÇÕES

BENCHMARK

São Bernardo

(ex SB Pós)

100% em Renda Fixa

- com máximo de 80% de títulos públicos e máximo de 40% de títulos privados

Renda Fixa:  

   100% IMA-S

SB Zero

100% em Renda Fixa

- com máximo de 80% de títulos públicos e máximo de 40% de títulos privados

Renda Fixa:  

   80% IMA-S

   20% IMA-B

SB 20

80% em Renda Fixa 

- do total aplicado em renda fixa, o máximo de 80% em títulos públicos e o máximo de 40% em títulos privados.  

20% em Renda Variável

- na parcela destinada à Renda Variável, poderão ser incluídos até 5% de investimentos no exterior

Renda Fixa:  

   80% IMA-S

   20% IMA-B

Renda Variável: 

   Ibovespa

SB 40

60% em Renda Fixa

- do total aplicado em renda fixa, o máximo de 80% em títulos públicos e o máximo de 40% em títulos privados.  

40% em Renda Variável

- na parcela destinada à Renda Variável, poderão ser incluídos até 10% de investimentos no exterior

Renda Fixa:  

   80% IMA-S

   20% IMA-B

Renda Variável: 

   Ibovespa

 

Para melhor compreensão da composição de investimentos e dos benchmarks de rentabilidade dos perfis, não deixe de acessar as páginas Tipos de Investimentos, Política de Investimentos e Benchmark.
 

Nesta página você tem apenas as principais informações. Para uma informação mais completa veja no Regulamento também itens 3.1 - 4.1 - 4.1.1 - 5.1 - 5.2