A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

| Tipos de Investimento | Benchmark | Opções pelos Perfis

Benchmark

Benchmark significa algo que serve como referência, como, por exemplo, um indicador de rentabilidade, um índice de performance etc.

 

Benchmark de rentabilidade é o indicador da rentabilidade conseguida por um grupo de títulos selecionados, do qual se espera que represente bem a rentabilidade do mercado.

 

Assim, nosso objetivo é que o investimento que a gente faz tenha um rendimento sempre próximo ou superior ao benchmark de rentabilidade escolhido. Se isso acontece, significa que o nosso capital está tendo um rendimento adequado nas condições correntes de mercado.

 

Para orientação dos investidores, existem diversas entidades que montam benchmarks de rentabilidade. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais tem, entre outros, os índices IMA-S e IMA-B e a Bolsa de Mercadorias e Futuros Bovespa tem o índice Ibovespa.

 

O IMA-S acompanha a taxa SELIC do Banco Central e o IMA-B engloba títulos indexados à inflação (IPCA e IGP-M). Dessa forma, o IMA-S tem uma evolução mais conservadora, porém, menos sujeita à volatilidade.

 

Já o benchmark IMA-B busca maior potencial de rentabilidade, sujeito porém a maior volatilidade, uma vez que a expectativa de inflação futura pode variar ao longo do tempo e essa variação impacta o rendimento desses títulos.

 

É com base nesses três índices que a São Bernardo modula as aplicações que faz dos saldos dos participantes.

Nesta página você tem apenas as principais informações. Para uma informação mais completa veja no Regulamento também itens 3.1 - 4.1 - 4.1.1 - 5.1 - 5.2