A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

     

    Notícias Recentes

 

Você pode fazer uma busca em toda nossa Biblioteca de Notícias, por palavra-chave ou por data.

BUSCA               

Defina pelo menos um dos dois critérios de busca.

 

Busca por
palavra-chave

 

O futuro da aposentadoria

 
 

01. out.2013

O HSBC divulgou a nona pesquisa Â"O Futuro da AposentadoriaÂ", o maior estudo global sobre as expectativas em relação ao envelhecimento. Esta pesquisa é uma oportunidade para conhecermos os obstáculos que as pessoas enfrentam para planejar o futuro, e o caminho mais curto para superá-los. Dela, resumimos as principais conclusões.

Principais conclusões

+ Uma, em 20 pessoas (5%) que não estão totalmente aposentadas, acha que nunca será possível se aposentar de todos os empregos remunerados.

+ Dos aposentados que não conseguiram alcançar todas as suas aspirações, mais da metade (55%) cita ter menos dinheiro para viver que o esperado, enquanto um quarto (26%) está cuidando de dependentes.

+ A maioria, dos totalmente aposentados (69%) e dos ainda não totalmente aposentados (53%), nunca recebeu uma doação financeira ou empréstimo significativo de seus pais ou parentes.

+ Das pessoas ativas que receberam uma doação ou empréstimo, mais de um quarto usou para comprar um item importante, como um carro (26%), enquanto 25% usaram para quitar suas dívidas.

+ Em média, as pessoas que estão ativas esperam se aposentar aos 46 anos, 12 anos antes que seus pais, que se aposentaram aos 58 anos. Isso é uma das maiores diferenças reportadas em relação aos outros países pesquisados.

+ Quase um terço (32%), dos aposentados atualmente, fala que seus preparativos para a aposentadoria foram, no mínimo, adequados. Por outro lado, dois terços (67%) dizem não terem se preparado adequadamente: destes, somente 17% realizaram isso antes de se aposentarem e, aproximadamente, um quinto (18%) acha que não irá compensar esta defasagem.

+ As expectativas de herança diferem entre pessoas já aposentadas e pessoas ativas: aproximadamente três quartos (71%) dos aposentados esperam deixar uma herança, enquanto dois quintos (41%) daqueles não totalmente aposentados esperam receber uma herança. Dois terços, dos pré-aposentados que esperam por uma herança, dizem que esta irá financiar, pelo menos, parte de sua aposentadoria.

+ Mais de um quarto (29%) das pessoas entre 55 e 64 anos já estão semiaposentadas e metade (50%) das pessoas entre 25 e 34 anos também esperam assim fazer.

+ Quando se perguntou aos aposentados sobre o melhor conselho financeiro que eles obtiveram na vida, a resposta mais popular foi Â"comece a poupar enquanto jovemÂ" (escolhida por 63% dos aposentados), seguida por Â"não gaste aquilo que você não temÂ" (59%) e Â"comece a poupar pequenas quantias regularmenteÂ" (53%).

+ Ao entrar na aposentadoria, houve uma queda de renda para 56% dos aposentados. Entretanto, esta queda não se deu da mesma maneira nos gastos Â- somente 27% notaram uma diminuição nas despesas durante a aposentadoria.

+ Pensões do governo fazem a maior proporção da renda na aposentadoria: entre os aposentados, 46% da renda da aposentadoria vêm de aposentadoria/benefícios do governo, e para 25% deles a maior fonte são as previdências corporativas.

Passos práticos para uma aposentadoria melhor

Essa pesquisa permite destacarmos algumas importantes ações práticas que podem ajudar os poupadores de aposentadoria de hoje a planejar um futuro melhor.

1° passo. Não se apresse para se aposentar. Existe, entre as pessoas aposentadas, uma visão de que elas possam ter sido muito precipitadas em largar um emprego remunerado. Aproximadamente dois terços (64%) que entraram na pré-aposentadoria desejariam ter ficado no emprego de tempo integral por mais tempo. Este arrependimento se deve amplamente a motivos positivos, com muitas pessoas aposentadas vendo o trabalho como um importante meio de conservar o corpo e a mente ativos.

2° passo. Não dependa de apenas uma fonte de renda de aposentadoria. Em média, os atuais aposentados têm três diferentes fontes de renda de aposentadoria, sabiamente escolhendo não gerar toda a sua renda em um só lugar. Diversificar suas fontes de renda de aposentadoria e os riscos associados significa não Â"arriscar tudo em uma única medidaÂ".

3° passo. Planeje sua aposentadoria tendo em mente a família. A família continua a ser uma das principais considerações no planejamento da aposentadoria e poderá ainda crescer em importância na próxima geração. Enquanto muitas pessoas (40%) almejam viajar extensivamente durante a aposentadoria, aproximadamente metade (49%) dos atuais trabalhadores espera ter algumas responsabilidades financeiras com outros, mesmo quando se aposentarem. Isso inclui responsabilidades financeiras existentes com seus filhos adultos, bem como sustentar pais idosos com saúde frágil.

4° passo. Seja realista quanto a suas despesas na aposentadoria. Muitas pessoas ativas assumem que a necessidade de renda cairá assim que elas se aposentarem. Porém, das pessoas aposentadas, 52% não têm visto redução alguma de suas despesas e 17% têm visto suas despesas aumentarem. Embora as pessoas estejam familiarizadas com o conceito do aumento na expectativa de vida, o aumento consequente dos custos com tratamento de saúde nesta etapa futura pode não estar sendo bem entendido, pois as pessoas ainda não estão fazendo o suficiente para se prepararem para esses eventuais custos.

Nota: Se você quiser conhecer a íntegra desta pesquisa, clique aqui.

Especialmente autorizada por HSBC Insurance Holdings Limited, Londres, a reprodução neste site da pesquisa "O Futuro da Aposentadoria", publicada em 2013.

 
 

Outras notícias