A São Bernardo e você
São Bernardo Previdência Privada

| Previdência Complementar | Montando a Poupança |

Montando a Poupança

Você já pensou quais serão suas fontes de renda quando se aposentar? Certa-certa, você só tem uma, a da Previdência oficial, formada pelo benefício do INSS mais o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Mas a aposentadoria bem planejada tem que se apoiar no chamado "tripé da previdência", que são três fontes de renda distintas:

. os recursos da Previdência oficial
. uma poupança da Previdência privada
. recursos extras de poupança pessoal

Não é tão difícil como se imagina montar esse plano. Prepare um projeto para economizar em suas despesas pessoais. Economizar não quer dizer deixar de fazer o que você gosta ou precisa. Economizar quer dizer gastar bem, saber gastar.

Faça um rápido balanço de suas despesas comuns e veja como logo vai encontrar uma porção de despesas evitáveis (a compra que você faz impulsivamente sem procurar antes saber se noutro lugar encontra por menos, a multa que você toma porque passou a 60 onde só era permitido passar a 50, aquele banho quente de chuveiro que não acaba nunca...). Separe o dinheiro que deixou de gastar inutilmente e aplique - numa poupança, num fundo de investimento, onde achar melhor.

E seja otimista. Procure formar um capital que lhe permita viver mais confortavelmente ainda, depois que decidir parar de trabalhar.

Ou você acha que não tem direito?